sexta-feira

Lei 10.639


          A exigência de estudos específicos sobre a História da África no nosso país é pertinente no sentido de promover acessibilidade à formação do povo brasileiro em relação a sua própria construção. Fazendo uma revisão particular do ensino de história que tive percebo que a história da áfrica nunca foi contemplada no meu currículo, por isso, percebo uma grande defasagem de conhecimento nesse sentido tendo que procurar formação adequada para me entender e entender a formação do povo brasileiro. Tendo em vista que o povo africano está também na base da formação dos brasileiros bem como indígenas, europeus e americanos nos deparamos com o fato de que estudamos ao longo de nossa trajetória escolar, com dada ênfase, a contribuição dos europeus apenas.

         Dessa forma, toda a cultura que a África nos legou fica comprometida e escamoteada em privilégio do eurocentrismo o que não contribui para uma visão plural da história. Quando não se exigia estudos específicos sobre a História da África no nosso país dava-se margem para que o entendimento sobre esta chegasse às pessoas de qualquer forma, sem embasamento, com mitos, estereótipos, falácias e distorções. À medida que se legitima este estudo cria-se também uma necessidade de aprofundamento no assunto o que fortalece a construção da identidade do brasileiro ao entender melhor suas origens.
          A cultura africana está muito presente em nosso cotidiano na literatura, nas músicas, culinárias e aprofundar o entendimento dessa cultura através do estudo da História nos oportuniza conhecer de onde viemos, como também desmistifica a imagem negativa que está permeada no imaginário de muitos que vêem a África como um país onde existe apenas pobreza e miséria onde, na verdade, trata-se de um continente riquíssimo com diversos países com realidades e características diversificadas. Além disso, estudar a História da África não é apenas conhecer e entender o passado africano, mas realizar uma leitura critica de nosso presente compreendendo a forma como nossa sociedade encontra-se constituída atualmente e, a partir dessas influências, nela poder intervir.

Nenhum comentário: