terça-feira

SEPE NOVA IGUAÇU: SOBRE DIREITO DE FÉRIAS E ASSEDIO MORAL NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL



Hoje, 13 de janeiro, nós diretores do Sepe Nova Iguaçu estivemos na Metro I para esclarecer junto à diretora pedagógica  Profª Neide, os casos de assédio moral praticados por diversas direções de escolas em relação aos professores que participaram da greve em 2013, exigindo que os mesmos compareçam às escolas neste mês para ama " reposição" das aulas da greve, ameaçando estes profissionais com o lançamento de falta!
Fizemos a denúncia dos casos dos diversos professores que nos procuraram neste início de ano, durante o plantão do Sepe. Ressaltamos também os casos em que as diretoras se negaram a disponibilizar o MCF aos professores que o solicitaram, avisando que para ter acesso ao mesmo, só na própria metro I,  o que é uma afronta a um direito dos servidores estaduais até mesmo para garantir a transparência.
Também denunciamos a ocorrência de retaliação aos grevistas, por parte das direções de escolas estaduais, em cima da montagem do quadro de horários de 2014 com grandes intervalos entre as aulas, perda de carga horária e diferentes dias, bem como a recusa destas diretoras de terem construído um calendário de reposição dialógico e horizontal  com estes profissionais de modo que atendesse as possibilidades quando por eles solicitado,
Ressaltamos à Diretora Pedagógica Profª Neide,  os pontos decididos pela categoria em relação à reposição da greve, que a mesma seria feita com reposição de carga horária e conteúdos. Denunciamos as dificuldades que algumas diretoras estão colocando quando recusam inclusive quaisquer outras atividades pedagógicas tais como aulas-passeios, visitas técnicas, visitação à exposições e/ou museus. Denunciamos ainda o assédio de algumas diretoras que estão ameaçando colocar faltas nos professores que, mesmo tendo concluído suas reposições, não comparecessem no mês de janeiro. Desta forma, destacamos a urgência de preservar o direito dos profissionais aos 30 dias de férias em janeiro.
Há casos de diretoras exigindo a presença na escola até 18 de janeiro mesmo o professor comprovando que já cumpriu sua reposição alegando que tem que ir e que o seu assedio justifica-se pelo fato de estar apenas cumprindo ordem da  Metropolitana... Ora, a respeito desse tamanho absurdo ponderamos, inclusive, que em um eventual cumprimento desta “exigência” das diretoras, a consequência direta seria que o(a) professor(a) ainda teria seu direito aos 30 dias de férias.
Porém, a Coordenadora Pedagógica a Profª Neide nos informou que a Metro I orientou as escolas a organizarem junto aos professores o calendário de reposição que melhor atendesse aos alunos e as suas condições:

Sobre as indagações do Sepe a Profª Neide respondeu:

* A possibilidade de reposição se estende até 18 de janeiro, porem caso o professor já tenha feito sua reposição antes deste prazo, mesmo não tendo sido em janeiro, não sofrerá nenhuma sanção. (ISTO É, NÃO É OBRIGATÓRIA A REPOSIÇÃO NO MÊS DE JANEIRO PARA QUEM JÁ CONCLUIU OS CONTEÚDOS E SUA CARGA HORÁRIA DEVIDA AOS ALUNOS). Assim, sempre deixamos claro que o compromisso de reposição da greve é com os alunos, desmistificando a fala autoritária de algumas diretoras que se dirigem aos professores com a seguinte afirmação: "Você ME DEVE tantos tempos".
* Teve validade como reposição, aulas em tempos vagos, aulas no contra-turno,  visitas técnicas etc.
Sendo assim, os professores que utilizaram alguma das metodologias supracitadas e que tais não tenham sido consideradas pela direção como  reposição, procurem a direção do SEPE. 
* A representante da Diretoria Regional Metropolitana I comprometeu-se ainda em repassar às escolas, mais uma vez as devidas orientações. 
* O MCF deve estar sempre acessível aos profissionais conforme garantia da legislação.
Por fim,  o Sepe Nova Iguaçu ratificou nessa reunião com a Metro I que o departamento jurídico do sindicato está acompanhando os casos de assédio denunciados pelos profissionais da educação, e que  tomará as medidas cabíveis contra as direções de escolas, caso seja necessário.


Veja a chamada de rádio do Sepe  neste sentido  INFORME PUBLICITÁRIO

Acompanhe a montagem de sua grade horária por essa portaria parte 1 e parte 2 , que apesar de ainda não ser a ideal é o documento que normatiza. Verifique caso perceba possibilidade de retaliação ou perseguição política e caso necessite, entre em contato com o Sepe Nova Iguaçu:

Rua Otávio Tarquino, 176 SL 301 Centro de Nova Iguaçu email: sepeniguacu@uol.com.br tel.: 2669-0265 ou 2768-0251.


Contatos da Metropolitana I:
Endereço: Rua Profª Venina Correa Torres, 41 Centro  Nova Iguaçu              
Dir. Regional Administrativo  Luciana Gomes Magalhães
2669-3968 lucianagomes@prof.educacao.rj.gov.br


Dir. Regional Pedagógico Neide Aparecida de O. Braga da Fonseca
2669-2154 ou 2320 neidef@prof.educacao.rj.gov.br

Coord. de Gestão de Pessoas Solange de Sousa
2767-7293 solangedesousa@educacao.rj.gov.br


Coordenador de Gestão e Integração Angela Lourenço Mendes dos Santos
2694-7457 angela_santos311@prof.rj.gov.br



Veja também as orientações do Sepe referente ao ASSEDIO MORAL nesta cartilha (clique aqui).

2014, um ano de vitórias!

Nenhum comentário: